December 17, 2020

Prêmio "Stars of corporate startups" reconhece o apoio da Telefónica ao empreendedorismo por meio da Wayra

Madrid, 17 de dezembro de 2020 – A Telefónica está entre as 25 corporações que mais apoiam o empreendedorismo (Top 25 Corporate Startups) e recebeu o "Corporate Startup Accelerator Award", prêmio especial em reconhecimento à Wayra, seu hub global de inovação aberta. Os prêmios "Corporate Startup Stars" reconhecem as empresas que se destacam pelo apoio ao empreendedorismo e a edição desse ano é uma colaboração da Câmara Internacional de Comércio (ICC) e da Mind The Bridge, consultora especializada em consultoria em inovação para empresas e organizações públicas, além da Comissão Europeia.

 

Para a concessão desses prêmios, a Mind de Bridge e a ICC, que representam mais de 45 milhões de empresas em 100 países, convidam startups de todo o mundo para nomear essas corporações com estratégias mais ativas de inovação aberta e colaboração com o empreendedorismo. As startups valorizam diversos aspectos, como investimentos diretos, programas de aceleração, acordos de colaboração, aquisições e outras iniciativas internas. As empresas selecionadas são posteriormente convidadas a participar da premiação com a apresentação de informações detalhadas e referências sobre seus respectivos programas.

 

"Esse reconhecimento valoriza o trabalho contínuo da Telefónica apoiando empreendedores de tecnologia nos países onde atua. Mais de 140 startups já estão escalando seus negócios trabalhando com a Telefónica e nossa rede global de clientes. Queremos que essa rede continue crescendo e seja cada vez mais global com o lançamento de novas iniciativas, como o recente lançamento da Wayra X, nosso hub de investimentos online em startups globais que oferecem serviços digitais", diz Irene Gómez, diretora da área de inovação aberta da Telefónica.

 

"A Telefónica foi uma das primeiras a entrar no mercado de inovação aberta globalmente. A Wayra, seu hub de inovação aberta e principal marco desta área, está prestes a comemorar seu décimo aniversário. Agora,10 anos depois, a Wayra evoluiu de aceleradora para hub de inovação aberta e investidora por meio de seu veículo de investimento em capital de risco (corporate venture capital), com foco em startups maduras, que possam gerar negóciosj unto a Telefónica. Essa transformação é alinhada com as tendências emergentes que vemos no mercado", disse Alberto Onetti, presidente do conselho da Mind the Bridge.

 

John W.H. Denton, secretário geral da CâmaraInternacional de Comércio, destaca o desafio colocado pela inovação: "Aapresentação de histórias de sucesso e o reconhecimento dos grandes esforços realizados por meio desses prêmios contribuem para um ciclo virtuoso de influência positiva que estimula e ajuda o crescimento das empresas e a colaboração global".

 

A Telefónica está comprometida em apoiar o empreendedorismo, ajudando as startups a escalar e gerar negócios conjuntos como grupo, por meio da Wayra e da iniciativa Open Future, rede de hubs com parceiros públicos e privados. Além disso, a Wayra X, o primeiro hub 100% digital da Wayra projetado para investir globalmente em startups 100% digitais, e a Wayra Builder focada em criar startups para investidores externos que alavancam tecnologia com alto potencial desenvolvido internamente na Telefónica, completam a estratégia de inovação aberta da Telefónica.

 

 Sobre a Wayra

A Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e da Telefónica no mundo, busca, investe e escala startups. O objetivo é conectar inovadores tecnológicos (empreendedores ou startups) com a Tele-fônica, investidores e parceiros para gerar oportunidades de negócios e inovação em conjunto.

Criada em 2011, a Wayra opera em 10 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, México, Peru, Espanha, Reino Unido e Venezuela) e já investiu cerca de 50 milhões de euros. Atualmente, 500 startups fazem parte do portfólio de inovação aberta global da Telefónica. Presente no Brasil desde 2012, já investiu em 79 startups e possui 34 em portfólio. Entre as áreas prioritárias de investimento estão educação, saúde, serviços financeiros, inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), analítica avançada, cibersegurança, entre outras.

Subscribe to our Newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Contato para imprensa: 
imprensa@wayra.org