October 16, 2020

Empresa de IoT com mais de 1 milhão de equipamentos em operação recebe aporte da KPTL e da Wayra

São Paulo, 16 de outubro de 2020: A gestora KPTL, por meio do Fundo Criatec 3, anuncia sua mais nova investida em um coinvestimento com a Wayra, hub de inovação aberta da Vivo noBrasil e da Telefônica no mundo.  É Ativa Soluções, empresa mineira especializada em fornecer soluções de conectividade em tempo real, que desde 2004 tem a tecnologia IoT como força motriz. Dedica-se a pesquisar e desenvolver equipamentos para Internet dasCoisas (IoT - Internet of Things), e Machine-To-Machine (M2M). A meta é monitorar e gerir a infraestrutura instalada em empresas remotamente.

 

Atualmente, a ATIVA Soluções tem 62 funcionários e mais de 1 milhão de equipamentos em atividade por todo o Brasil e até mesmo em países como Estados Unidos, México eChile. Seus sistemas estão segmentados em verticais como: Saneamento, EnergiaElétrica, Óleo e Gás, Telecomunicações, Transportes, Meio Ambiente,Agronegócio, Educação e Saúde. Entre os principais clientes estão empresas líderes em seus segmentos, como Vivo que lançou recentemente o Vivo ClimaInteligente, BRK Ambiental, NEOENERGIA, Hyundai Rotem Brasil, CAF e CPFL.

O grande diferencial da ATIVA Soluções é combinar o hardware robusto e resistente a uma plataforma de gestão eficaz em tempo real, ambos desenvolvidos internamente. Conectados à infraestrutura e ao maquinário dos clientes, os equipamentos desenvolvidos pela empresa realizam desde a coleta de dados podendo até agir no equipamento à distância, automatizando da sua operação.

Adaptáveis, estes equipamentos conectam-se automaticamente ao Sollus, o software de gestão daATIVA Soluções. Com ele, configura-se os equipamentos remotamente, e é possível realizar a transmissão, processamento, análise e apresentação dos dados captados pelos sensores por meio de uma página web totalmente amigável e fácil de usar.

Para o fundador e CEO da ATIVA Soluções, Edson José Rennó Ribeiro, a diversificação só foi possível graças a uma trajetória sólida. “Nosso negócio é gerenciamento remoto e evoluindo tecnologicamente nas suas versões e segmentos. Conseguimos verticalizar nossas soluções para atender várias áreas, ampliando a possibilidade de mercados e clientes. Do setor de telecomunicações passamos a atuar em empresas de gás, saneamento, transporte, energia elétrica e no agronegócio”, explica Ribeiro.  Segundo ele, o objetivo com o aporte é aperfeiçoar políticas internas de governança e aumentara musculatura da companhia nessas verticais.

Renato Ramalho, CEO da KPTL, conta que agestora tem 10 empresas investidas com soluções em Internet das Coisas, mas jápassaram pela casa cerca de 15 nessa categoria de produto, em diversos setores,como agro, energia e telecomunicações. "A KPTL tem um portfólio muitorelevante em IoT. A ATIVA tem um histórico que faz sentido para a KPTL e muitodo que a gente gosta, uma propriedade intelectual consistente que se debruçasobre várias verticais relevantes. É um ótimo case de IoT olhando paraverticais importantes da economia brasileira", equaciona Ramalho.

“Acreditamos na ATIVA Soluções desde quando a empresa foi selecionada no programa Agro IoT Lab, que rodamos em parceria com a Vivo, Ericsson, Raízen, Pulse e ESALQTec, em Piracicaba. A Wayra como hub de inovação aberta da Vivo junto ao ecossistema de startups, viu forte sinergia e complementariedade entre as empresas para oferecer novas soluçõesB2B em diversos segmentos como Telecomunicações, Gás, Energia, Agro e Indústria4.0 dentre outros, utilizando tecnologias de IoT, telemetria e M2M(Machine-to-Machine). O investimento na Ativa reforça esta parceria, pois acreditamos no seu alto potencial de negócios e escalabilidade”, conta LiviaBrando, Country Manager da Wayra Brasil.

Trajetória empresarial. Criada em Santa Rita do Sapucaí, polo de tecnologia em telecomunicações no Sul deMinas Gerais, a ATIVA Soluções é filha da mesma terra de seu fundador e CEO,Edson Rennó Ribeiro. Com cerca de 45 mil habitantes, o município não é grande, mas é uma espécie de epicentro de tecnologia da região conhecida como Vale daEletrônica, sede de instituições de formação de técnicos e engenheiros, como aEscola Técnica de Eletrônica (ETE FMC) e o Instituto Nacional deTelecomunicações (Inatel). Há alguns anos, a cidade é palco de eventos de inovação e criatividade, como o Hack Town.

Técnico em eletrônica e filho de engenheiro, o empreendedor também se formou emEngenharia, seguindo o modelo paterno. Criado nesse mundo de telecomunicações,Edson sempre aproveitava as chances de ir ao trabalho com o pai, que trabalhou a vida toda na antiga Telesp. Durante a faculdade, cursada no Inatel, estagiou em empresas de telecomunicação, que costumavam contratar recém-formados.

“Contudo, entre 2003 e 2004, as privatizações motivaram demissões e falta de empregos no setor, impulsionando assim o lado empreendedor dos alunos. Na figura do professor Mario Augusto de Souza Nunes, a escola apoiou os alunos a encontrar formas de transformar ideias em empresas, com planos de negócio sólidos”,relembra Edson Ribeiro.

“Mas como uma empresa pequena e incubada faz tudo isso? Com muita paixão, sempre”,sintetiza ele. E assim, em 2004, dentro da incubadora de empresas do InstitutoNacional de Telecomunicações nasceu a ATIVA Soluções.

Na trajetória da empresa, parcerias com o Inatel e a Finep (Financiadora de Estudos eProjetos do Ministério da Ciência e Tecnologia), projeto de desenvolvimento do canal de retorno da TV Digital. Em 2008, a empresa passou por uma estruturação interna de processos e implementou o Sistema de Qualidade ISO 9001. No ano seguinte, registrou crescimento de 300% em relação ao ano anterior.

Com a inauguração da Unidade Padre Landell deMoura, em 2010, a ATIVA Soluções passou a estruturar a equipe de Pesquisa,Desenvolvimento e Inovação. Em 2012, vence a licitação para implementar aPlataforma Coletora de Dados para o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento eAlertas de Desastres Naturais), instalando mais de 4 mil unidades em todo oBrasil. O planejamento estratégico com mentoria da Fundação Dom Cabral, em2014, resultou em um salto de faturamento da empresa, a partir de 2015. Neste mesmo ano, a empresa passou a prestar serviços de instalação, manutenção, operação e hidrologia como forma de agregar valor aos produtos.

Em 2017, a empresa reformula o portfólio e organiza seu departamento comercial em áreas de atuação para atender melhor às demandas de mercado. No mesmo ano, um novo sócio chega à ATIVA Soluções.Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie e irmão mais novo de Edson, Lucas Rennó Ribeiro, entra na sociedade para contribuir com a estruturação das verticais, atendendo simultaneamente múltiplas demandas de mercado.

Sobre aKPTL

A KPTL é uma gestora de Venture Capital com 50empresas investidas, espalhadas pelos setores Financeiro, Agronegócio, Saúde,Energia, Ciências da Vida, Biológicas, entre outros. Sediada em São Paulo, a empresa tem 6 escritórios espalhados pelo Brasil.

 

Sobre a Wayra

A Wayra, hub de inovação aberta da Vivo noBrasil e da Telefônica no mundo, busca, investe e escala startups. O objetivo é conectar inovadores tecnológicos (empreendedores ou startups) com a Telefônica, investidores e parceiros para gerar oportunidades de negócios e inovação em conjunto. Criada em 2011, a Wayra opera em 10 países e já investiu mais de 45 milhões de euros. Atualmente, 500 startups fazem parte do portfólio de inovação aberta global da Telefónica e mais de 20% fazem negócios com a companhia. As áreas prioritárias são educação, saúde, finanças, IoT, inteligência artificial e big data.

Sobre o Fundo Criatec 3

O Fundo Criatec 3 foi criado pelo BNDES em 2016 e tem como gestora a KPTL (fundada a partir da fusão entre Inseed Investimentos e A5 Capital Partners). Com atuação nacional, o veículo já fez mais de 20 investimentos em startups de diversos setores como:Agronegócio, Energia, Mídia, Varejo e Tecnologia da Informação. Além do BNDES, conta com mais 10 cotistas: são bancos de desenvolvimento, agências de fomento estaduais, corporações e investidores privados de todo o país.

Subscribe to our Newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Contato para imprensa: 
imprensa@wayra.org