Wayra Brasil
July 29, 2021

Comunicação por áudio, que está em alta com podcasts e salas de áudio, pede por clareza e objetividade nas mensagens

. . .


Confira dicas para garantir que a sua comunicação em podcasts, no rádio e em salas de áudio do Clubhouse,Twitter e Discord seja tão eficiente quanto suas mensagens de texto

Os primórdios da web privilegiaram as comunicações por texto, por serem mais leves em termos de processamento, e conforme nossas máquinas foram ficando mais robustas e nossas conexões mais velozes, os formatos multimídia passaram a ser mais comuns.

Tanto é que a comunicação por formatos de áudio tem ficado bastante popular - basta reparar no crescimento dos podcasts, que só no último ano tiveram um aumento de 33% de ouvintes do formato. Juntos, os brasileiros que escutam podcast regularmente já somam mais de 28 milhões de pessoas.

Ainda que o podcast seja um formato novo, ele se apoia no ombro de gigantes como o rádio AM/FM, que há décadas transmite informações em áudio por meio das ondas sonoras. Apesar de ser um formato literalmente do século passado, o rádio segue como uma importante mídia no Brasil - segundo dados da Kantar Ibope Media, 78% da população das 13 principais regiões metropolitanas do país escutam rádio, dedicando cerca de 5 horas por dia a ouvir o que locutores e entrevistados têm a dizer. Se o número de horas parece alto, vale lembrar que o áudio é uma mídia que não exige atenção plena, podendo acompanhar a audiência em atividades do dia a dia, como o tempo de traslado, na faxina, na validação de uma planilha no excel ou até as horas de academia.

E por serem assíncronos, não exigindo dia e hora certo na agenda da audiência, tanto o podcast quanto as muitas mensagens de áudio trocadas em comunicadores instantâneos como o WhatsApp, Instagram ou Telegram se embrenharam no cotidiano dos brasileiros.

Ao contrário da comunicação textual, as mensagens por áudio permitem criar uma conexão diferente, por conta da entonação dos interlocutores e pela facilidade do uso. Não à toa, uma pesquisa recente da plataforma de pesquisas digitais MindMiners, revelou que mais de 50% dos entrevistados gostavam de enviar e receber áudios, ainda que a preferência geral fosse por formatos curtos, de no máximo 1 minuto.

O áudio segue atraindo interesse não só do público, mas também das plataformas, que têm trabalhado para privilegiar conversas por voz, como acontece nas salas de áudio do Clubhouse, Twitter Spaces e até no Discord, o que promete fazer com que o formato de áudio continue em alta. Por isso, trouxemos algumas dicas e cuidados básicos para garantir que a sua comunicação por voz seja tão eloquente quanto suas mensagens textuais.

Como se comunicar bem por áudio

Já reparou que os locutores de rádio se preocupam em ter uma dicção muito clara, projetando a voz e repetindo as mensagens principais? Esse cuidado dos profissionais do rádio também se aplica aos novos formatos de áudio da atualidade.

Os cuidados se dividem em duas áreas: os técnicos, para garantir a qualidade da captação do som, e os de oratória, que ajudam você a ser melhor compreendido em formatos de áudio. Confira abaixo as dicas que você pode usar na hora de gravar e de se comunicar bem por áudio.

Cuidados básicos para gravação

  • 🔕 Evite ruídos ao seu redor
    Garanta que o ambiente em que você está fazendo a gravação seja propício para que a sua voz se destaque. Tente se afastar de ruídos ou barulhos, como janelas abertas ou TVs ligadas.
  • ↔️ Tome cuidado com a distância entre você e o microfone
    Mesmo para gravações pelo celular, o ideal é manter-se a cerca de um palmo de distância (algo como 20 cm) do microfone.
  • 🗣 Fale por cima do microfone para evitar os “puffs”
    Sabe aqueles sons de “P” ou “V”, em que o ar sai mais fortemente da boca? Esse movimento causa ruídos no microfone, porque o sopro acaba “batendo” nos receptores do equipamento. Para evitar esses ruídos, fale “por cima” do microfone, e não na direção dele. Em gravações no celular, a dica é segurar o aparelho abaixo da linha da boca.

Garanta que você será bem compreendido por áudio

  • ⌛️Seja breve
    Lembre-se que as pessoas geralmente estão fazendo outras coisas enquanto escutam um formato de áudio. Por isso, passe o seu recado no menor tempo possível. Quanto mais objetiva for a sua mensagem, maior a chance dela ser lembrada.
  • 🪃 Repita o que for importante
    Assim como os locutores de rádio, vale repetir palavras ou expressões importantes. Você pode até explicar de forma longa, mas é bom retomar o principal ponto e repeti-lo de forma concisa.
  • 💬 Converse ao invés de ler
    O tom que usamos para ler costuma ser diferente do tom que usamos em uma conversa. Por isso, evite ler durante uma entrevista ou conversa de áudio. Não é um problema ter anotações à mão, mas faça o possível para incorporá-las na conversa ao invés de lê-las.
  • 🧩 Aposte em conectores para evitar vícios de linguagem
    Para evitar repetir expressões como “né”, “aí” ou “tipo assim”, que deixam a comunicação em áudio um pouco truncada, a dica é apostar em expressões que funcionam como conectores, como “por isso”, “dessa forma” ou “depois disso”.

Inspire-se em quem tem feito bons trabalhos!

Os eventos de tecnologia e Venture Capital estão cada vez mais utilizando plataformas de áudio e, para garantir um bom pitch, o preparo e o foco são fundamentais. Outra forma de aprender a se comunicar bem por áudio é observar atentamente quem tem feito um bom trabalho. Procure prestar atenção nos cuidados tanto na captação do áudio quanto nas formas de falar e se apresentar dos principais profissionais do áudio da atualidade.

Separamos alguns dos principais podcasts e programas de rádio sobre temas relacionados à empreendedorismo e tecnologia, para você poder aprender enquanto se inspira para melhorar a sua comunicação por áudio.

  1. Around the World, da Astella gestora de Venture Capital
  2. CBN Tecnologia da Informação, com Thássius Veloso
  3. CanaryCast, da Venture Capital e parceiro de negócios Wayra
  4. The Shift, sobre transformação digital, com Cristina De Luca e Silvia Bassi
  5. Hipsters.Tech, discute tecnologia, programação, startups e design.
  6. Like a Boss, conversas com líderes e fundadores de startups
  7. Hey Ho Let’s Grow, com histórias e aprendizados de grandes empreendedores
  8. Mulheres de Produto, conversas com mulheres do mercado de tecnologia e produtos digitais
  9. Economia Falada, com Ricardo Amorim
  10. Do zero ao topo, com empreendedores e empresários por trás das maiores empresas do país

More from wayra Brasil

O blog da Wayra Brasil foi criado para promover o diálogo sobre o poder e alcance da tecnologia, além de mostrar como nosso programa investe em soluções que melhoram a vida das pessoas, empresas e dá ainda mais força às startups e empreendedores.

Wayra Brasil
December 17, 2021

Forte adoção do Pix no Brasil aponta horizonte positivo para fintechs que se adaptarem às novidades de open finance no país

O Pix, um meio de pagamento eletrônico instantâneo, seguro e de baixo custo que foi rapidamente adotado pelos brasileiros, completou no último mês de outubro o primeiro ano do seu lançamento. Criado pelo Banco Central Brasileiro, o Pix funciona 24h por dia, 7 dias por semana, e permite transações entre instituições financeiras, fintechs e instituições de pagamento, caindo rapidamente no gosto dos brasileiros

Wayra Brasil
December 2, 2021

Além de investimento, empreendedoras precisam de inspiração e motivação

Destacar a presença feminina em cargos de liderança em startups e no ecossistema empreendedor pode promover um efeito cascata no longo prazo. Devemos falar disso o ano inteiro e não apenas em março, por causa do Dia Internacional da Mulher, ou em novembro, quando se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.

Wayra Brasil
November 11, 2021

Inovação aberta nas corporações precisa de reforço constante de patrocinadores e embaixadores

Falar de investimentos corporativos em inovação aberta deixou de ser assunto apenas para as reuniões de executivos. O olhar estratégico dos profissionais do mercado para as oportunidades de inovar em parceria com startups passou a ser fundamental para as empresas que querem se tornar competitivas e se manter atualizadas diante das crescentes demandas do mercado e dos consumidores